Sysonline sites

Criar variáveis de sessão simples em PHP

Categoria: Programação PHP

Por: Duarte - Bacharel Cientista da Computação e MBA pela FGV

Trabalhar com sessões é relativamente simples em php. Claro, que sem algumas instruções, ficamos completamente perdidos. Neste post vou ensinar como trabalhar com sessões do navegador de forma muito fácil.

Inicializando sessões com o PHP

Para trabalhar com sessões é imprescindível seguir algumas regras.

Regra 1: inicialize a sessão em cada página onde váriaveis de sessão serão utilizadas.

Por exemplo, se você vai manipular sessões nas páginas index.html e produto.html, será necessário inicializar uma sessão em cada uma dessas páginas.

Regra 2: Sempre inicialize a sessão antes de qualquer código html ou php de uma página!

Veja abaixo o código simples para fazer isso:

<?php session_start(); ?> <html>...

Trabalhando com variáveis de Sessão

Agora irei mostrar como é fácil trabalhar com variáveis de sessão no PHP. Veja abaixo a sintaxe correta para criação de uma variável:

<?php $_SESSION['cod_usuario'] = 1; ?>

No exemplo acima estou criando uma variável chamada cod_usuario dentro do array $_SESSION nativo do PHP e adicionando o valor 1.

Para recuperar o valor da variável criada, basta chamá-la, entretanto, é uma boa prática verificar se a variável existe e tem valor antes de usá-la.

<?php if(isset($_SESSION['cod_usuario']) and $_SESSION['cod_usuario']) echo $_SESSION['cod_usuario']; ?>

Primeiro, testamos com a função isset() do php, que verifica se a variável existe na memória e então verificamos se tem conteúdo. Se tudo está ok, o conteúdo será exibido.

Note que se tentar chamar a variável sem testar com isset() e a mesma não existir, o php poderá lançar um alerta de que a variável não foi instanciada. Por isso, cultive o hábito de testar antes.

Conclusão

Com essas dicas você poderá criar e resgatar qualquer variável de sessão. Poderá criar acesso restrito para seu site, salvar produtos escolhidos, etc.

Se você inicializou a sessão corretamente, as variáveis criadas estarão disponíveis em qualquer página acessada até que o navegador seja fechado ou a sessão expire.

É isso ai, se gostou, por favor, curte a página ai... Obrigado!