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5 sugestões para vender mais com seu site de imóveis

Categoria: Site de imóveis eficiente

Por: Carlos P. Duarte - MBA em Gestão Empresarial pela FGV
Data: 01/08/2014

É recorrente a muitos donos de sites de imobiliária apenas cadastrar imóveis sem muito critério e quase nenhuma atualização. Essa prática, apesar de não incomodar, tem consequências silenciosas por não deixar explicitas as perdas de negócios que eventualmente poderiam ser realizados se as pessoas certas achassem os imóveis certos. Grandes nomes do mercado imobiliário como a Tecnisa, MRV e Itaplan, registraram de 20% a 38% de vendas de imóveis que tiveram inicio pela internet.

Para ajudá-lo a ter um site de imóveis que realmente venda para você, elaborei 5 dicas de sucesso para o site da sua imobiliária. Essas sugestões são respostas de como administrar eficazmente um site imobiliário, dedicando apenas um pouco de tempo e alguma disciplina.

Dica 1: Determine algumas horas por semana para dedicar-se ao site.

Você dedicaria esse tempo por semana para vender ou alugar um imóvel? Se a resposta é sim, então use esse pequeno tempo semanal para atividades relacionadas ao site, pois, um site imobiliário organizado, atualizado e funcional é fonte de oportunidades de negócio 24 horas por dia. Trace uma rotina e seja disciplinado.

Divida o tempo em tipos de ações que serão feitas como por exemplo: Reorganizar os imóveis que ficarão na primeira página, retirar imóveis indisponíveis, completar informações faltantes, etc. Acredite e não desista, esse pequeno investimento de tempo dará resultado e principalmente dará retorno financeiro.

Dica 2: Atualize frequentemente as informações dos imóveis cadastrados.

Se coloquem no lugar de seu cliente. Imaginem que você está ligando para a imobiliária com uma lista de imóveis que viu no site e gostaria de conhecê-los. Dai, o corretor lhe informa que alguns dos imóveis não estão mais disponíveis e alguns imóveis não constam todas as informações. Veja, sua confiança no site da imobiliária irá despencar e muito provavelmente irá evitar perder mais tempo procurando imóveis nesse site.

Lembre-se, nunca temos uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. Mantenha no site apenas imóveis que realmente estão disponíveis. Nesses imóveis, coloque o máximo de informação possível e sempre com fotos de qualidade. Coloque os imóveis recentes na primeira página assim que entrarem, isso mostrará que o site está vivo e atualizado.

Dica 3: Cadastre sempre imóveis com fotos de boa qualidade visual.

Acredite, o interesse de seu cliente por visitar um imóvel aumenta ou diminui de acordo com o que ele sabe do imóvel. Imagens economizam tempo e palavras para você e seu cliente. É previsível que as pessoas pulem os imóveis sem fotos de seu site e se atenham aos que possuem imagens. Isso é natural para uma sociedade moderna que não tem mais tempo a perder. Outra coisa importante, não basta apenas ter fotos do imóvel, mas também é necessário saber tirar boas fotos.

Se possível, designe esse trabalho para alguém que tenha bom gosto e objetividade. Evite imagens de paredes descascadas ou mofas, de vasos sanitários ou azulejos velhos. Valorize os pontos fortes do imóvel, mas dê uma visão completa interna e externa do ambiente.

Dica 4: Indague os clientes sobre o site.

Uma ótima prática para todo corretor é a de fazer perguntas aos clientes a respeito do site. Algumas respostas o ajudarão a certificar-se da exposição de seu site, como por exemplo, como você chegou ao nosso site? ou, você já conhecia nosso site? Outras respostas servirão para averiguar a eficiência do site, como, você achou fácil a navegação do site? encontrou alguma dificuldade? tem alguma mudança a nos sugerir?

Uma das mais eficazes ferramentas do marketing é saber como o cliente pensa, uma vez que o indagamos, estaremos mais preparados para atender suas necessidades e assim gerar novos negócios

Dica 5: Divulgue seu site abundantemente.

Além de melhorar o posicionamento de seu site nas buscas, gerar visitas através de divulgação gratuita ou paga, aumenta consideravelmente suas chances de realizar negócios.

Utilize todos os recursos possíveis, coloque o link do site na assinatura de seus emails, eventualmente publique imóveis em seu facebook ou tweeter. Coloque o endereço do site em toda propaganda, como cartões, anúncios, panfletos, camisetas, calendários, adesivos. Faça emails marketing de suas ofertas do site.

Se houver recursos, invista mesmo que um pequeno capital em publicidade paga na internet. Uma das melhores fontes é o addwords do Google, que o posiciona na frente das buscas. Procure um especialista da área para saber como melhorar sua exposição na internet.