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Sua imobiliária na primeira página do Google

Categoria: Site de imóveis eficiente

Por: Carlos P. Duarte - MBA pela FGV
Data: 08/02/2014

Não é exagero afirmar que estar na primeira página do Google é sinônimo de vendas. Embora, a tecnologia básica para ter um site dentro dos padrões que favorecem o posicionamento nas buscas, seja amplamente conhecida, muitos fornecedores não incluem esses recursos nos sites de imóveis. Surge então a pergunta, como você pode saber se o seu site está corretamente configurado para a comunicação com os motores de busca? Se não está, como proceder para melhorar sua visibilidade na rede?

Muitas pessoas estão buscando por imóveis na internet

Com o reforço do aumento das vendas de tablets e smartphones, milhões de brasileiros tem usado a internet cada vez mais frequentemente, em busca de interação social, profissional, religiosa e comercial. É muito mais rápido e eficiente digitar uma busca por produtos na internet do que consultar a lista ou o serviço de auxílio a lista.

Dados do Google afirmam que 56% do processo de decisão de um imóvel é online (na classe A e B esse percentual sobe para 60%), isso demonstra que cada vez mais a internet se torna o centro de consumo de produtos e informações. Grandes empresas do ramo imobiliário tem medido a eficiência dos canais de propaganda que geram vendas. Essas empresas identificaram uma parcela de 20% a 38% de suas vendas cujo primeiro contato foi a internet.

Com o amadurecimento das novas gerações tecnologicamente educadas, cada vez mais, os meios de divulgação como páginas amarelas, tabloids e guias impressos estão perdendo sua força. É fácil de entender isso, basta digitar a palavra imóveis em um buscador e conferir as milhares de páginas sugeridas.

Milhares de sites não se adequam aos critérios dos buscadores

Não marcar presença nas primeiras posições do Google, significa deixar de fazer negócios. Para conseguir isso, é necessário cumprir com o máximo de requisitos para se posicionar na busca orgânica (gratuita) ou investir recursos financeiros para aparecer nas posições pagas.

Já encontrei vários sites de imobiliárias de médio porte, que não possuem os padrões mínimos que facilitam a comunicação com os buscadores. Alguns desses padrões ocultos dos sites podem ser vistos a partir de qualquer navegador.

Uma das causas principais que observo, é a falta de conhecimento (o que é natural) do próprio corretor ou imobiliária. Estes, priorizam beleza, efeitos e modernidade na hora de contratar um site, quando na verdade, deveriam primeiramente averiguar sua eficiência. Ás perguntas que deveriam ser feitas antes de contratar um site são: Os clientes mais exigentes desse fornecedor estão satisfeitos? realizam quantos negócios a partir do site? suas páginas são intuitivas e estão bem posicionadas nas buscas?

Meios para melhorar sua posição nas buscas

Como deve ser criado um site para ficar na primeira página gratuitamente? Porque um site simplesmente não aparece? Essas são algumas perguntas que muitas pessoas gostariam de ter respostas, enquanto outras investem muito dinheiro para aparecer em primeiro lugar.

Existem dezenas de critérios conhecidos e desconhecidos usados pelos buscadores para decidir a ordem da exibição de milhões de páginas que possuem o conteúdo mais relevante e eficiente para atender uma pesquisa digitada no navegador. O primeiro e mais importante critério de um buscador é: quem tem o conteúdo e está pagando para aparecer.

Caminhos pagos de alta eficiência

O recurso pago mais conhecido e explorado na internet brasileira é o addwords, ferramenta de propaganda do Google. Nele é possível digitar um anúncio e definir quais conjuntos de palavras são esperadas nas buscas. A analogia mais utilizada para explicar como é definida a ordem dos anúncios pagos é o leilão. No addwords se diz quanto se quer pagar por cada clique que as pessoas dão em seu anúncio. Basicamente, quem tem a melhor oferta por clique, fica na frente de todos os outros.

Embora seja o recurso mais eficiente e aparentemente fácil de operar, equilibrar valores de cliques para otimizar o orçamento e escolher as palavras chaves mais eficientes, são tarefas complexas e muitas vezes terceirizadas para empresas especializadas em campanhas de marketing digital.

Caminhos gratuitos de eficiência condicional

Isso é o que todos estão procurando, e quanto mais gente procura e se adequa, mais difícil fica manter-se bem posicionado sem desembolsar dinheiro. E como nada é realmente de graça na vida, e não existe bônus sem ônus, quando não investimos dinheiro, acabamos por investir tempo, talentos e outros recursos pessoais que para algumas pessoas vale mais do que dinheiro.

Para ajudá-lo nesse caminho, vou listar abaixo algumas sugestões para que você consiga contratar e manter um site imobiliário dentro do mínimo esperado pelos motores de busca.

  • Faça buscas no Google por tipo de imóveis e região, baseadas nas ofertas de seu site. Por ex. sobrado utinga santo andré. Em seguida, identifique o posicionamento de seu site.
  • Certifique-se com seu fornecedor de que cada código de página de seu site tenha títulos, descrição e palavras chaves diferentes e de acordo com o contexto.
  • Faça parcerias com outras empresas do mesmo ramo, como portais e associações e divulgue-os em seu site através de links.
  • Divulgue o link de seu site o máximo que puder em redes sociais, blogs, parceiros, etc. Existem muitos sites relevantes que permitem propaganda gratuita.

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